A importância da cor na comunicação do seu produto.

A cor é um elemento da comunicação que proporciona estímulo visual como nenhum outro – além do estímulo psicológico/emocional e até corporal.
Nossas sensações e percepções variam em ambientes com cores distintas. Por exemplo, reagimos de modo diferente a um quarto com cores neutras (branco, cinza) e a outro com as cores amarelo e verde. Da mesma forma acontece com os produtos. A cor em si não forma o produto, mas é responsável por estimular nossos sentidos persuadindo-nos a conhecê-lo e comprá-lo.
Ela inclusive pode direcionar para que tipo de público um produto é destinado. Por exemplo, provavelmente empreendimentos imobiliários para as classes A e B usarão, em sua comunicação, mais proporção das cores marrom e cinza, enquanto empreendimentos para as classes menos abastadas usarão com mais destaque cores como vermelho, amarelo e laranja.

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Levando em conta que despertam sensações a ponto de definirem ações e comportamentos, para escolher as cores para determinada linha de produto é preciso primeiramente pesquisar os anseios e outras características do público-alvo; depois atentar-se que as cores devem estar de acordo com as condições mercadológicas do produto anunciado, isto é, que as sensações serão correspondidas na prática.

Podemos apontar as cores mais utilizadas para embalagens de alguns tipos de produtos:
Detergentes: rosa, azul-turqueza, azul, cinza-esverdeado e branco-azulado;
Desinfetantes: vermelho e branco ou azul-marinho;
Desodorantes: verde, branco, azul com toques de vermelho ou roxo;
Sais de banho: verde-claro, branco;
Bronzeadores: laranja, vermelho-magenta;
Dentifrícios: azul e branco, verde com branco e toques de vermelho;
Cosméticos: azul pastel, rosa e amarelo-ouro;
Perfumes: roxo, amarelo-ouro e prateado;
Produtos para bebês: azul e rosa em tons suaves.

Guia emocional das cores:
Amarelo – otimismo; clareza e calor;
Laranja – amigável: alegria e confiança;
Vermelho – dinamismo: juventude e coragem;
Lilás – criativo: imaginativo e sabedoria;
Azul – confiança: segurança e força;
Verde – pacífico: crescimento e saúde;
Cinza – equilíbrio: neutro e calmo.

É necessário, inclusive, fazer testes com as cores nas embalagens para avaliar – e por fim definir – quais são as que mais persuadem e provocam a adesão do consumidor.

Postado por admin em 07/08/13 às 11:29 am em design de embalagem

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