5 dicas de como fidelizar seus clientes.

Muitas empresas investem pesado na busca de novos clientes enquanto poderiam investir tempo e esforços nos atuais, naqueles que já tiveram alguma experiência de compra. O relacionamento é a base para se alcançar fidelidade; além disso, existem outros fatores; confira:

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1- Entregue sempre o que você promete (e ainda ofereça um bônus)
Se você só pode entregar um bolo, parece óbvio que não poderá prometer a festa inteira. Mantenha sua essência, ofereça o que seu produto ou serviço realmente são e trabalhe todas as melhores formas de cortesia e atendimento para que você seja merecedor da fidelidade do cliente a longo prazo. Além do que você oferece e entrega, surpreenda de vez em quando seu cliente oferecendo um plus que ele não esperava – pode ser um vale-desconto para próximas compras, um brinde, um suvenir, enfim, invente algo.

2- Relacione-se com seu cliente frequentemente
Para vender e manter seu cliente comprando recorrentemente, é preciso estar sempre em contato com ele, é preciso se mostrar presente (sem ser incômodo). Tenha o cadastro das informações fundamentais sobre ele, mas também procure saber de características mais pessoais, como gostos culturais, hobbies, estilo de vida etc., para, no momento oportuno, você surpreendê-lo com um e-mail de “feliz aniversário” ou enviando-lhe um buquê de flores e felicitações em um cartão, por exemplo.

3- Ofereça exclusividade
Um CRM (Sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) é algo básico para as empresas atuais. Com ele devidamente trabalhado, é possível ter cadastro de praticamente todos os seus clientes. Com essas informações em mãos, envie e-mails e convites com ofertas, promoções e eventos exclusivos. Reforce a exclusividade, o fato de serem ofertas realmente diferenciadas para um seleto grupo. Eles vão adorar saber disso, enquanto você terá novas vendas para clientes fiéis e que poderão lhe recomendar para potenciais clientes.

4- Faça pós-venda
O processo de venda não termina quando o cliente recebe o produto ou serviço. É importante saber a satisfação do cliente até o fim do processo de compra, que termina com o pós-venda, em um ciclo contínuo. O cliente considerará muito mais uma empresa que procura saber se suas necessidades foram atendidas e se está satisfeito. Entre uma empresa que faz pós-venda e outra que não faz, imagine de quem ele se lembrará na hora de uma próxima necessidade/compra.

5- Trate as reclamações como prioridade
A partir do momento que surge uma reclamação, há uma grande chance de se tornar uma crise, especialmente porque os consumidores estão muito mais conectados, participativos na rede e exigentes. Uma reclamação pode gerar centenas de comentários e impressões negativas e consequentemente desconfiança e prejuízos para o seu negócio. Ela pode ser uma ótima oportunidade de se aproximar ou reaproximar de seu cliente, uma vez que você buscará a solução do problema e sua satisfação, o que ele e os potenciais clientes certamente valorizarão muito.

15 de setembro é o Dia do Cliente; ofereça algo especial para ele.

Postado por admin em 10/09/13 às 1:51 pm em negócios

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