P de Preço – Você está precificando bem?

Como definir o preço de um produto ou serviço?
Esse é um dos pontos mais importantes para o sucesso de um negócio, e depende de alguns fatores, que precisam ser levantados e analisados com cuidado, para que o resultado seja de acordo com as expectativas dos sócios, dos clientes e de todos os públicos envolvidos.
O preço não é necessariamente uma questão de dinheiro, mas uma percepção de valor, ou seja, os benefícios tangíveis e intangíveis que seu produto ou serviço proporciona.
O preço ideal para o negócio é aquele que cobre seus custos e ainda proporciona o lucro desejado.
Os fatores que influenciam a formação do preço são: posicionamento, objetivos da empresa, novos produtos e flexibilização.

zeviplast-blog-post-14

Posicionamento do produto ou empresa
O preço pode determinar o posicionamento da sua empresa. Muitas empresas trabalham preços menores para ganhar no volume de vendas, logo têm mais chances de ser consideradas populares. Por outro lado, há as que jogam o preço lá no alto e trabalham toda uma comunicação e o trato com o produto para que ofereça status e se encaixe em classes mais abastadas, logicamente.

Objetivos do negócio
Sua empresa pode querer alcançar determinado mercado de consumidores ou obter determinado faturamento em determinado período de tempo, fazer frente à concorrência, ou, ainda, não falir; enfim, os objetivos do negócio podem também influenciar na política de preços.

Novos produtos
Neste caso, há duas questões principais: a empresa está entrando num mercado forte e grande e precisa ter participação de mercado, então oferece o produto a um preço convidativo, próximo ou abaixo do que já existe; de outro lado, está o produto que não existe no mercado (inovação), então normalmente chega com um preço lá em cima e, de acordo com as demandas e o tempo, este vai baixando gradativamente.

Flexibilização
O preço é definido de acordo com o perfil de cada comprador. Normalmente essa flexibilização está associada a descontos e promoções. Por exemplo: quem compra antecipadamente paga mais barato; preços mais baixos para idosos e estudantes (por segmentos); dependendo da região e dos custos envolvidos, os preços podem variar, como no caso de passagem de ônibus; por sazonalidade, como exemplo as frutas da estação que são vendidas a preços menores; personalizados, como no caso de uma operadora de TV a cabo, que, à medida que adiciona canais, o preço aumenta; descontos para pagamentos à vista; por volume de compra.
Além de tudo isso, é preciso considerar os reais benefícios do seu produto ou serviço e se o preço pago por eles é realmente compensador para os seus clientes.
Em síntese, a política de preços deve considerar: o custo, a concorrência, o consumidor (ele está disposto a pagar?) e o elo de valor (atender necessidades e desejos, independente de preço monetário).
Analise os preços dos seus concorrentes, defina políticas de descontos e promoções para seus clientes e teste variações pequenas e grandes para definir que preço atende melhor os objetivos do seu negócio como um todo.

Boas vendas e negócios!

Postado por admin em 30/09/13 às 2:30 pm em marketing

Comentários: 0

Leave a Reply





Desenvolvido por Defoco | Zeviplast 2012/2013. Todos os direitos reservados.